Arroz e legumes = proteína de qualidade
O cozido à portuguesa, o arroz de legumes, a feijoada e tantos outros pratos da cozinha portuguesa baseiam-se na útil e saudável associação que se estabelece entre o arroz e os legumes.
Para além da sua riqueza nutritiva em hidratos de carbono, vitaminas, minerais, fibra e diversos elementos antioxidantes, esta associação entre cereal e leguminosas proporciona proteínas de alta qualidade.
As proteínas são imprescindíveis para o adequado funcionamento do organismo.
Desempenham importantes funções como, por exemplo, formação de estruturas, transporte de substâncias, funções reguladoras e hormonais, numerosas actividades metabólicas, funções de defesa e de reserva, contractilidade muscular, ou servem de fonte de energia. Todas elas tarefas vitais na conversão das proteínas em nutrientes de luxo do ser humano.
São constituídas por unidades mais simples, os aminoácidos, que se combinam entre si para dar lugar às diversas proteínas. O corpo humano pode obter os aminoácidos de que necessita para fabricar as suas próprias proteínas de duas maneiras: consumindo as proteínas dos alimentos, ou sintetizando os aminoácidos de que precisa para cada caso para preparar uma proteína concreta. Contudo, esta segunda alternativa não é possível em todos os casos.
Existem 8 aminoácidos que o organismo não é capaz de sintetizar e que, portanto, e inevitavelmente, tem de incluir na sua dieta. São os chamados aminoácidos essenciais.
Podemos afirmar que uma proteína é de qualidade quando aporta todos os aminoácidos essenciais.
Os legumes são ricos em proteínas, mas pobres em metionina, um aminoácido essencial.
O arroz, por sua vez, contém metionina, mas é pobre em lisina, um outro aminoácido essencial muito presente nos legumes.
Destas afirmações se deduz que, se ingerirmos arroz com legumes, melhoramos o valor biológico da proteína que aportam. Dito de outro modo, a combinação culinária de arroz e leguminosas permite que estes alimentos complementem os seus aminoácidos essenciais deficitários e resultem numa magnífica qualidade proteica.
Arroz + Legumes = Proteína de qualidade
O hábito português de cozinhar o arroz como acompanhamento de uma grande variedade de legumes revela-se óptimo do ponto de vista nutritivo, e chega a ser brilhante quando, para além disso, se utiliza arroz integral, extraordinariamente rico em vitaminas, minerais e fibra.
Segundo as actuais recomendações nutricionais, é possível preencher cinco dos sete dias da semana com legumes e arroz.